domingo, 18 de outubro de 2009

MEIO AMBIENTE QUE DÁ CERTO!!!


Este pessoal está de PARABÉNS!!! Depois da omissão da Secretaria de Meio Ambiente de Guaíba, que negou qualquer ajuda ao grupo, estes arremangaram as mangas, partiram em busca de apoiadores e colocaram em prática seu projeto, colhendo frutos com mais esta conquista.
Com que cara fica esta secretaria? Não é à toa que depois de um tempo "pela bola 8", esta semana caiu o secretário Ortêncio Vogado, assumindo Maximiliano Finckler. Fiquemos nós a monitorar sua atuação a partir de agora, pois a propriedade em que foi implantado o projeto e as demais da região, mesmo estando a distância irrisória do Aterro Sanitário de Guaíba, ainda não possuem coleta alguma por parte da Prefeitura Municipal.


Projeto do Curso Técnico em Meio Ambiente é premiado em Mostra de Trabalhos Técnicos do Lago Guaíba

A Unidade de Ensino Martinho Lutero através do Curso Técnico em Meio Ambiente recebeu no dia 09 de outubro (sexta-feira) o PRÊMIO CIDADANIA DAS ÁGUAS, esta premiação foi decorrente do Projeto “Tratamento do esgoto sanitário através da aplicação da técnica de evapotranspiração em uma propriedade rural piloto no Morro Maximiliano em Guaíba/RS, este projeto foi desenvolvido na disciplina de Seminário Avançado pelos alunos: Claudiana Garcia Borges, Maycon de Azevedo e Ronaldo Leite Trapp sob a orientação dos Professores John Fernando de Farias Würdig e Maristela Flores.
A VI Mostra de Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Bacia Hidrográfica Lago Guaíba tem o objetivo de resgatar e divulgar estudos, pesquisas e trabalhos comunitários realizados na área da bacia hidrográfica. Esses trabalhos servirão de subsídio para a base de dados do Centro de Referência do Lago Guaíba, espaço criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através dos Institutos de Biociências e Pesquisas Hidráulicas, em parceria com o Comitê Lago Guaíba.
A Mostra ocorreu de 05 à 09 de outubro de 2009, no Mercado Público. Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre.
O Prêmio “Cidadania das Águas” é destinado a trabalhos voltados à participação popular e à educação e conscientização ambiental, este foi oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES-RS no valor de 1.000,00 reais que será dividido entre o grupo.
A premiação veio reforçar quanto é importante o desenvolvimento de projetos práticos na disciplina de seminário avançado, pois os problemas ambientais e sociais existem e necessitam urgente de soluções, como a apresentada no Projeto premiado.
O Projeto destaca que a falta de tratamento dos esgotos sanitários é considerado um dos maiores problemas ambientais da população brasileira. Segundo o IBGE (2007), no Brasil, 47,2% da população não possui rede coletora de esgoto nem ao menos fossa séptica. Isso significa que quase 100 milhões de habitantes não dispõem desses serviços; o problema é ainda mais grave nas comunidades rurais e de baixa renda e já a Fundação Nacional de Saúde destaca que, a cada R$1,00 investido no setor de saneamento, cerca de R$4,00 é economizado com a saúde (FUNASA, 2004).
A construção do sistema de tratamento do esgoto sanitário por evapotranspiração foi uma experiência inédita ao grupo, pois a ideia é que se possa enviar este modelo de projeto as Prefeituras Municipais das cidades que compõem a Bacia do Lago Guaíba, assim como para os escritórios municiais da EMATER/RS.
O projeto obteve seu êxito no que tange o requisito construção do sistema, pois ainda não se obteve nenhum retorno do executivo municipal em relação ao recolhimento dos resíduos sólidos desta comunidade que gira em torna de 25 propriedades.
Com a participação da comunidade no projeto observou-se que as comunidades rurais acabam se acomodando em relação aos problemas ambientais, pois só irão dar atenção a estes quando atingirem proporções que interfiram diretamente em suas vidas. Um dos entrevistados informou que reside na localidade há mais de 50 anos e nunca foi recolhido seu lixo e que como possui espaço para enterrar e queimar não vê este fato como um problema.
Ao solicitar os recursos materiais necessários ao projeto notou-se que o comércio local está atendo aos problemas ambientais e sociais e se coloca a disposição da comunidade.
Os benefícios ambientais que a propriedade obteve com a implantação do projeto foram inúmeros, deste a eliminação do odor proveniente do esgoto, a interrupção dos lançamentos no solo do esgoto e a contaminação da nascente que fornece água potável a propriedade.
Este trabalho prêmio é dedicado á todas as empresas que realizara a doação dos recursos materiais como : Aracruz Celulose S.A., Maquitel Terraplanagem e as madeireiras: Casa da Construção, Líder, Madevan, Madefort e Tumelero. Assim como todos os familiares e professores envolvidos no projeto e em especial a direção da Escola que sempre este à disposição do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário