sábado, 3 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO I

Brasil Alfabetizado não deve cumprir meta; 14 milhões ainda são analfabetos

O Brasil ainda está longe de reduzir pela metade o índice de brasileiros que não sabem ler nem escrever. A meta – assumida durante a Conferência Mundial de Educação, em 2000, no Senegal – prevê que até 2015, a taxa de analfabetismo entre a população será de 7%. No entanto, de acordo com os dados oficiais, a taxa caiu de quase 11, 5% para pouco menos de 10% nos últimos seis anos.
Mais de R$ 2 bilhões já foram gastos com o programa do Brasil Alfabetizado. Mesmo assim, um em cada dez brasileiros com mais de 15 anos ainda não consegue ler e escrever. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 14 milhões de jovens e adultos estão nessa condição.
As pesquisas também mostram que o número de analfabetos é maior entre os idosos. Cerca de 30% das pessoas com mais de 60 anos não são alfabetizadas. O Ministério da Educação (MEC) reconhece problemas no programa Brasil Alfabetizado.
Os números oficiais de alunos matriculados não expressam a redução do analfabetismo no país, já que muitos estudantes não chegam a nem mesmo concluir o curso do programa.
De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário